• Cristina Moyses

Burnout: como lidar com o estresse no trabalho?

Trabalhar é uma das atividades mais importantes da vida das pessoas. Muito além da própria sobrevivência, a atividade laboral pode (e deve) ser fonte de prazer, identidade social e caminho para a auto-realização e busca de significado.


No entanto, tudo o que é demais pode trazer problemas e com o trabalho não é diferente. Trabalhar além dos limites pode levar a um colapso geral, comprometendo a saúde mental e física do indivíduo, levando ao adoecimento e à incapacitação laboral: é a chamada Sindrome de Burnout.


A Síndrome de Burnout é um distúrbio caracterizado pelo completo esgotamento dos recursos físicos e psíquicos do indivíduo, e que se manifesta na área de sua vida onde há maior investimento afetivo, de energia e expectativa de sucesso, em geral, no trabalho.


A síndrome pode ser identificada através dos seguintes sintomas:

  • Fadiga e exaustão

  • Irritabilidade

  • Sensação de incapacidade que leva à frustração

  • Insensibilidade emocional

  • Sentimento de culpa pelo baixo nível de desempenho

  • Depressão e ansiedade Perda de apetite

  • Problemas com o sono

  • Sintomas físicos, como problemas gastrointestinais,tonturas, dor de cabeça e desmaios.


Existem algumas situações de trabalho que podem desencadear a síndrome:

  • Carga de trabalho excessiva;

  • Oportunidades de carreira pouco interessante;

  • Pressão por resultados

  • Metas pouco claras.

  • Conflito de valores

  • Ambiente profissional inadequado

  • Ameaça constante de desemprego.

  • Falta de reconhecimento pelo trabalho realizado


Embora o Burnout não seja específico de categorias profissionais, ela aparece apresenta com maior frequência em algumas profissões como:

  • Profissionais da área da saúde ( médicos e enfermeiros)

  • Professores,

  • Advogados,

  • Jornalistas

  • Bombeiros

  • Policiais

  • Agentes penitenciários e

  • Bancários,


Como evitar?

  • Procure sempre manter um equilíbrio em sua vida. Isto envolve dar atenção não só ao trabalho, mas também à sua vida social, espiritual, ao bem estar físico e emocional.

  • Durma bem. Nada como um bom sono terminar com o cansaço e refazer as energias.

  • Mantenha atividades que lhe dão prazer: ler um bom livro, ouvir uma boa musica, ir ao cinema, sair com os amigos, etc.

  • Uma dieta equilibrada também é importante para a saúde e para o bem estar físico e mental.

Não deixe que o trabalho seja uma fonte de adoecimento. Siga estas dicas para lidar com possíveis situações estressantes. Trabalhar faz parte da nossa vida e deve ser uma fonte de desenvolvimento pessoal e de satisfação. Mantenha sua qualidade de vida e busque realização em todas as dimensões de sua vida.

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